G4 Liga para voc

Deixe seu nome e telefone nos campos abaixo e ligaremos para voc.

Aguarde,
solicitao em andamento
Solicitao Enviada

Saiba mais sobre a auditoria ambiental

Publicado em
Saiba mais sobre a ferramenta de controle das atividades ambientais.
Saiba mais sobre a auditoria ambiental

A necessidade das empresas se adequarem à legislação ambiental com o comprometimento com ações de preservação do meio ambiente é cada vez maior.

Você já viu nos textos “A importância da consultoria ambiental para sua empresa” e “Sistemas de Gestão Ambiental” as vantagens da adoção de técnicas e práticas que buscam a diminuição dos impactos ambientais das empresas ao meio ambiente.

Ao adotar um sistema de gestão sustentável, as empresas precisam se adequar às leis ambientais e criar mecanismos que as possibilitem continuar se desenvolvendo e, ao mesmo tempo, manter a preservação de onde atuam. Minimização dos impactos, utilização de seus recursos e a geração de resíduos não são tarefas fáceis e exigem complexos estudos da organização na busca pelas melhores opções e estratégias para se adotar.

A auditoria ambiental serve então para certificar se as empresas realmente estão cumprindo com a legislação e adotando as práticas do Sistema de Gestão Ambiental. Por meio das auditorias, há a verificação e avaliação da gestão e a confirmação se a imagem de "Empresa Verde" não está somente nas práticas de marketing.

As auditorias podem ser realizadas por três tipos. As normas das auditorias realizadas pelos órgãos fiscalizadores podem variar de acordo com o estado ou o órgão. Elas fazem a fiscalização principalmente do cumprimento da legislação ambiental, apuração de denúncias, concessão de licenças e cálculo de danos.

As auditorias das entidades de controle externo verificam se os investimentos públicos estão de acordo e a possibilidade de financiamentos e empréstimos.

Por fim, existem diversos tipos de auditoria das empresas privadas que variam de acordo com seu objetivo. São elas:

  • Auditoria de Conformidade Legal (Compulsória): avalia se a empresa está realmente adequada às normas ambientais exigidas. É muito utilizada para a obtenção de licenças ambientais e para a prevenção de multas.
     
  • Descomissionamento: verificação de riscos para uma empresa que vai fechar ou se mudar. Nela há a análise se o fechamento ou mudança da empresa representa algum risco para o meio ambiente ou população local.
     
  • Avaliação de Desempenho: avalia a empresa de acordo com seus indicadores como consumo de água e energia e geração de resíduos.
     
  • Responsabilidade: verifica se há algum item ambiental que pode interferir em processos de compra e venda de alguma organização, verificando os riscos relacionados a determinada empresa.
     
  • Pós-acidente: Verifica as causas e consequências de algum acidente e as possibilidades de recorrência do mesmo.
     
  • Sistema de Gestão: usada para a verificação se a empresa está adotando corretamente o SGA.
     
  • Cadeia Produtiva: verifica todas as etapas da produção de um produto e se estão em conformidade.

Em resumo, as auditorias são usadas para a verificação do comprometimento das empresas com as normas e leis ambientais. Por meio das auditorias realizam-se avaliações periódicas que buscam adequar todas as organizações aos padrões de desenvolvimento necessários para um planeta mais sustentável.


Maria Fernanda Candian

Instituto G4